No ano passado a Lei do Bem foi responsável pela queda de preços em todos os tablets, fabricados no Brasil. A lei isentou os impostos para esses aparelhos causando uma queda muito boa para o consumidor final. Agora essa isenção pode ser aplicada para os Smartphones produzidos no país.
O Ministério das Comunicações está querendo encaixar os “telefones inteligentes” na mesma categoria que os tablets fazendo com que sejam isentos de PIS/Cofins e faria com que o IPI dos aparelhos diminuísse para 3% . A meta do Ministério é fazer com que os descontos cheguem até 25% ao consumidor final.
As regras aplicadas aos smartphones serão as mesmas aplicadas nos tablets. Eles terão de ser montados no Brasil. Atualmente marcas como Motorola e Samsung já possuem fabricas no país. A Apple também, embora não admita que a fabrica da Foxconn em Jundiaí esteja montando iPhone.
Essa redução dos impostos cobrados sobre os aparelhos smartphone tem um porque. O principal motivo é que os baixos preços fariam com que as classes C, D e E tivessem um maior acesso a rede global de comunicação que é a internet.
Fonte: TechTudo