Image default
Noticias

Walmart revela conceito de caminhão futurista e tecnológico

A Walmart é conhecida mundialmente pelos supermercados e pela loja online na qual você pode comprar praticamente de tudo. Esse tipo de empresa depende de um fator muito importante, um trasporte rápido, econômico e eficiente e para chegar o mais próximo disso as empresas em vez de contratar companhias de transporte, criam elas mesmas setores exclusivos para o transporte das mercadorias da empresa e o Walmart não é exceção tendo mais de 7.000 caminhões só nos EUA, mas agora a empresa decidiu ir além e criar um caminhão que se adequá as necessidades da empresa, além de ser mais ecológico. O conceito que se chama WAVE foi apresentado através de um vídeo feito pela empresa e publicado no Youtube.

A sigla WAVE vem de Walmart Advanced Vehicle Experience (Experiencia de Veiculo Avançado Walmart) e traz o conceito de um caminhão altamente futurista que será muito mais leve e econômico além da compatibilidade com diversos tipos de combustíveis, como diesel, biodiesel, gás natural,etc ,ou seja, mais ecologicamente correto. O veiculo irá ter lugar somente para o motorista, que irá ficar na parte central da cabine, em vez da parte esquerda. O desenho do cavalo do caminhão é até 20% mais aerodinâmico do que os veículos atuais utilizados pela empresa, oque permite que o veiculo seja muito mais econômico e a cabine irá ser feita quase toda em vidro, melhorando muito mais a visão do motorista.

Cockpit do WAVE, caminhão conceito do Walmart
Cockpit do WAVE, caminhão conceito do Walmart

O motorista também irá dispor de dois painéis LCDs que permitem o controle de quase todas as funções do caminhão e permite fazer diversos tipos de ajustes. O caminhão conta com uma alimentação através uma micro-turbina unica de powertrain a qual além de aceitar muitos tipos de combustíveis, pode ser movida a eletricidade, embora tenha que estar sempre sendo carregada pois não possui uma eficiência muito grande, principalmente com a carga na parte traseira. Entre os detalhes que permitem o WAVE de ser muito mais leve, está o fato que a grande carroceria do caminhão é feita toda em fibra de carbono, ou seja, muito mais leve e ocupa muito menos espaço, liberando assim espaço para carregar mais cargas.

A Walmart ainda não anunciou se esse caminhão fará realmente parte da frota da empresa no futuro, mas o projeto da empresa leva a acreditar que ela não seja a unica empresa focando em novos meios de transporte mais econômicos e sustentáveis. Talvez um bom exemplo pode ser a Amazon que está trabalhando para adotar drones como meio de entregar pequenos pacotes a curta distancia.

 

Confira o video da Walmart apresentando o WAVE:

 

Você acredita que os novos meios de transporte irão ajudar a melhorar o serviço dessas empresas e de muitas outras ?

Comentarios

Noticias Relacionadas

Capa “homenageando” o capitão do navio naufragado Costa Concordia

Vinicius Eloy Bailo

Itália recebe doação de uma Lamborghini Huracan para a policia

Steve Jobs faria 57 anos hoje !

Vinicius Eloy Bailo