Image default
Gadgets Reviews

[Review] Seagate Wireless Plus

Se você é um usuário normal do computador já deve ter reparado que cada vez mais a demanda por espaço de armazenamento cresce, mas ao mesmo tempo você precisa que seus arquivos estejam disponíveis em mais de um dispositivo, para solucionar esse problema foram criadas as Nuvens que mantem seus arquivos online na internet, mas para acessar esse serviço é necessário internet e se você precisa assistir um filme você pode acabar “gastando todo o 3G/LTE” do seu plano, a Seagate pensando nisso criou o Seagate Wireless Plus que promete resolver esses problemas apresentando uma solução que permite você manter todos seus arquivos em uma nuvem pessoal em casa. A empresa gentilmente nos enviou um exemplar para que fizemos alguns testes.

 

Primeiras Impressões

Ao tirar o aparelho da caixa a primeira coisa que você pode pensar em fazer é conecta-lo no computador, mas isso não é necessário, pois basta ligar na corrente e apertar um botão na parte lateral que o HD irá dar boot automaticamente e já criar uma rede Wi-Fi 802.11n sem senha (você pode colocar uma senha através do software) na qual você pode se conectar através de um dos aparelhos compatíveis com o Wireless Plus. O aparelho é muito leve e permite uma portabilidade muito grande e assim como ele possui fonte de luz propria ele não precisa ficar necessariamente perto do computar, ele pode ficar na parte central da casa permitindo um alcance maior. 

Seagate Wireless Plus - Conteudo
Seagate Wireless Plus – Conteudo

Os aparelhos compatíveis com o aparelho possuem softwares ou aplicativos próprios da Seagate que permitem acessarem os arquivos armazenados ao interno do HD e também armazenar novos arquivos em seu interno, sempre com a facilidade de um click ou dois. É possível também conferir o conteúdo em consoles ou smart TV’s, principalmente as Samsung SmartTV’s que possuem um aplicativo exclusivo que pode ser baixado e usado.

Mais como vou conectar meu aparelho nele ?

Para cada dispositivo que você deseja usar o Wireless Plus a Seagate preparou um método exclusivo de acesso ao HD, começamos falando do iOS que possui um aplicativo que é compatível tanto com iPad que iPhone e iPod Touch, o aplicativo “Seagate Media” pode ser baixado gratuitamente através da AppStore e o aplicativo permite você de adicionar novas mídias como fotos e videos e fazer streaming de arquivos que estejam dentro do aparelho, também é possível sincronizar automaticamente arquivos que estejam no Google Drive ou no DropBox e acessa-los através do Wireless Plus. Para Android o aplicativo é o mesmo e executa as mesmas funções que para o iOS e em todos os dois aplicativos tivemos alguns problemas na hora de carregar arquivos no interno do HD, pois o aplicativo anunciava que alguns arquivos não haviam sido carregados e que precisávamos tentar novamente, mas foram raras as ocasiões nas quais esse erro ocorreu.

Seagate Wireless Plus - Seagate Media APP
Seagate Wireless Plus – Seagate Media APP

Para o Windows e Mac o uso é muito semelhante ao dos dispositivos moveis, pois através de um aplicativo você pode usar-lo facilmente no computador. O mais interessante de usar no PC ou MAC é que através do site www.seagatewireless.com quando você estiver conectado na mesma rede do aparelho você pode acessar os arquivos pelo navegador na mesma hora e manusear eles. O único problema é que dependendo do computador, talvez seja necessário você desativar o OpenDNS para conseguir abrir o HD no navegador porque ele pode ter problemas com o servidor DNS configurado na maquina que você for usa-lo. Lembrando que em todo caso você pode sempre conectar o aparelho através da porta USB 3.0 que ele possui através de um plug que está incluso na caixa do aparelho

Nem sempre sem fio

O aparelho funciona somente através da tecnologia Wi-Fi 802.11n ou então cabo USB 3.0, o alcance Wi-Fi dele é de 45 metros de acordo com a Seagate, mas depois de 15 metros começamos a ter alguns problemas com o Streaming do filme Frozen (da Disney) e depois de 20 metros o aparelho (iPad 4 Ger) perdeu totalmente a conexão com o aparelho e o streaming falhou. O conselho que dou para quem tem interesse em comprar o aparelho é manter ele junto com você ou então conectado na tomada em uma parte central da casa ou do escritório no qual você for usa-lo.  

Seagate Wireless Plus - Luzes de funcionamento
Seagate Wireless Plus – Luzes de funcionamento

Outra coisa interessante do produto que talvez você ainda não saiba é que ele pode funcionar sem alimentação, pois ele possui uma bateria interna que permite o uso de até 10 horas, mas em streaming essa bateria reduz muito a duração, conseguimos fazer a bateria durar até 3h10m aprox, ou seja, pouco mais de um filme completo, isso faz com que se você quiser assistir mais que um filme por streaming, você vai precisar necessariamente precisar ter uma tomada perto de você para manter o aparelho sempre carregando.

Bonito e útil

O aparelho combina perfeitamente portabilidade com design possuindo um design clean com a parte superior em plastico que simula metal escovado e com as bordas todas arredondadas, além disso o plug para conectar o aparelho no USB segue a mesmo tipo de design e fica quase invisível quando está conectado no aparelho. O peso total do Wireless Plus é de pouco mais de 200gr sendo perfeito para carregar na mochila, mala, bola ou até mesmo no bolso de casacos ou de algumas calças isso transforma ele em um aparelho perfeito para você carregar em uma viagem e quando chegar no hotel baixar todas as fotos para ele economizando espaço em seus dispositivos.

Seagate Wireless Plus - Plug USB 3.0
Seagate Wireless Plus – Plug USB 3.0

As duas luzes LEDs na parte superior te apresentam se o aparelho está ligado e se ele está funcionando através do WiFi e uma terceira luz LED está no plug USB que mostra se ele está conectado e funcionando através do USB ou não.

ESPECIFICAÇÕES

  • Interface: Wifi, USB3.0
  • Capacidade: 1TB
  • Largura: 89.0mm
  • Comprimento: 127.0mm
  • Altura: 19.9mm
  • Peso: 256gr

 

Seagate Wireless Plus - ConteudoSeagate Wireless Plus - Plug USB 3.0Seagate Wireless PlusSeagate Wireless Plus - Luzes de funcionamento

 

Gold Award
Gold Award

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Review] SteelSeries Siberia Elite

Vinicius Eloy Bailo

[Review] Need for Speed – Hot Pursuit [Android/iOS/Windows Phone]

RAndrade

[Review] Teclado – Ozone Blade

Vinicius Eloy Bailo