Image default
Noticias Refrigeração Reviews

[Review] Dissipador Raijintek Aidos

Para quem não tem interesse ou dinheiro em montar dissipadores líquidos no computador ainda pode contar com os clássicos dissipadores que ainda conseguem suprir a potencia da maioria dos processadores disponíveis no mercado. Para entrar na briga a Raijintek traz uma serie de dissipadores desde dos mais econômicos e convencionais, chegando até mesmo em uma linha mais profissional e avançada. Hoje nós iremos fazer o review do Raijintek Aidos que é um dos dissipadores de entrada da marca.

Primeiras Impressões

Antes de tudo a caixa, nós aqui temos sempre costume de falar da caixa, pois na maioria dos casos a qualidade da caixa já reflete a qualidade do produto e no caso do Raijintek Aidos não é diferente, a caixa conta com um design bem legal, mostrando de maneira bem clara o produto e deixando as especificações bem claras nas laterais e pelo tamanho da caixa já é possível ter uma boa ideia do tamanho do dissipador em si considerando que a diferença é quase 0. Ao interno da caixa você encontra o dissipador e o fan apoiados em um suporte de papelão junto , cujo o qual mantem em baixo um saquinho no qual estão presentes os suportes e parafusos para que seja montado na placa-mãe. No final das contas a caixa do produto é boa, mas não oferece proteção o bastante para o dissipador, pois em caso de leves batidas o aparelho pode já sofrer danos.

Dissipador Raijintek Aidos - Caixa
Dissipador Raijintek Aidos – Caixa

As peças que veem dentro do pacotinho são todas as que você irá precisar para montar o dissipador em sua placa-mãe AMD ou Intel, além é claro do saquinho de pasta térmica que já vem inclusa na caixa e do manual. O manual é bem claro e possui todas as informações que você pode precisar para verificas a montagem, o uso ou os avisos.

Montagem

A primeira coisa que você irá precisar fazer antes de montar o dissipador é verificar qual tipo de processador você tem, AMD ou Intel, e de acordo com qual foi o seu você deverá escolher as peças que foram feitas para o seu socket, lembrando que além de estar escrito no manual é possível verificar na própria peça para qual processador ela é feita, pois as palavras Intel e AMD vem escritas nas peças. A fixação dos suportes na placa mãe é relativamente e leva poucos segundos pois são apenas 2 suportes e 4 parafusos.

Dissipador Raijintek Aidos - Suporte
Dissipador Raijintek Aidos – Suporte

Depois de haver montado os suportes e colocado o processador, basta você parafusar o dissipador no suporte através de 2 parafusos e está tudo feito. O melhor de tudo é que se você no futuro você decidir atualizar seu dissipador e comprar você pode simplesmente trocar dissipador sem mudar o suporte, pelo menos com o teste que fizemos isso funciona para os seguintes modelos: Aidos, Pallas, Ereboss e Nemesis que são os principais modelos da marca. Depois de ter montado o dissipador, colocar o fan é ainda mais facil, você só precisa usar as pecinhas em borracha que estão dento do saquinho e colocar elas no fan e em seguida colocar ela na lateral do dissipador que você preferir.

Refrigeração

Bem oque mais importa em um dissipador é o quanto ele consegue reduzir o calor do seu CPU, não ? Pois bem, então vamos aos fatos. Antes de tudo irei apresentar o computador no qual foram feitos os testes, que é um computador de nível baixo:

  • Processador: AMD Phenom ii X4 965
  • Placa-mãe: AsRock 870 Extreme 3
  • Placa de Video: Palit GT640 (2GB DDR3)
  • Memoria Ram: 8GB Corsair XMS3 1.333Mhz (2x4GB)

Temperaturas e som:

No gráfico abaixo é possível notar a diferença de temperatura que o dissipador consegue manter durante o uso normal e o uso Hard (que é caracterizado pelo uso durante o jogo Battlefield 4, que é a nossa atual plataforma de testes). Em ambos os casos a temperatura consegue se manter na media dos melhores dissipadores dessa categoria de entrada graças a tecnologia C.D.C que garante o contato direto com o CPU e além disso ele possui possui pouquíssimos ruídos, praticamente imperceptíveis, pois o fan que é muito silencioso e conta com as borrachas que o mantem fixado, mas que ao mesmo tempo diminuem os ruídos produzidos pela vibração.

Dissipador Raijintek Aidos - Grafico
Dissipador Raijintek Aidos – Gráfico (em graus centigrados)

Pelo fato desse não ser um dissipador de grande porte e para uso hard-core nós não fizemos testes com outras CPUs com overclock, mas os testes serão feitos com o review dos modelos top da marca, que devem receber um review do Tera Time nas próximas semanas.

Especificações

Nome do produtoAIDOS / AIDOS BLACK
Numero do produtoOP105246 / 0R100009
Tamanho [WxDxH]95x55x136 mm
Peso325 g [sem fan]
Resistência Térmica0.127 °C/W
Heat Sink
Material BaseCPU Direct Contact [C.D.C.]
Material FinLiga de aluminio; montagem sem soldadura
Heat-pipe
SPECΦ6mm
Q’ty4 pcs
Fan
Tamanho [WxHxD]92x92x25 mm
Voltagem12V
Voltagem inicial7V
Velocidade1000~2200 RPM [PWM controlled]
Bearing TypeSleeve Bearing
Air Flow22.1~48.6 CFM
Air Pressão0.73~3.53 mmH2O
Vida Util40,000 hrs
Rumor28.87 dBA [Max.]
Conector4 pin with PWM
APPLICATION
Intel®All Socket LGA 775/1150/1155/1156/1366/2011 CPU (Core™ i3 / i5 / i7 CPU)
AMD®All FM2+/FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2 CPU

Preço e Conclusão

O preço desse dissipador é de US$20 (aprox. R$44) é um preço ótimo para um produto que garante um bom funcionamento, principalmente para quem precisa de um dissipador de nível inicial e que não tem necessidade de grande sistemas de refrigeração, considerando o fato que até mesmo um computer gaming de media faixa consegue ser tranquilamente resfriado pelo Raijintek Aidos. Além de ser funcional, o dissipador também é bonito e leve além de não fazer quase nada de barulho, podendo deixar seu computador com um visual legal e sem barulhos desnecessários e o sistema de instalação facilita tudo permitindo com que você monte o seu dissipador em apenas 5 min. Mesmo sendo um bom dissipador, ele não é nem um pouco recomendado para quem tem interesse em fazer Overclock no processador, pois ele não gera refrigeração o bastante para aguentar níveis de temperatura de um overclock.

Dissipador Raijintek Aidos - SuporteDissipador Raijintek AidosDissipador Raijintek Aidos - Caixa

Recomendado

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Tutorial] Como fazer a metanfetamina de Breaking Bad

Vinicius Eloy Bailo

Kingston apresenta novas memorias para gamers, as HyperX FURY

Vinicius Eloy Bailo

Oque esperar do iPad 3 ? Nós fazemos nossa aposta

Vinicius Eloy Bailo