Image default
Eletrônicos Noticias

Entenda como funciona o Blu-Ray

Este post é uma contribuição da equipe do Bondfaro ao Tera Time

Você, provavelmente, gosta de filmes e uma das maneiras de curtir o fim de semana é fazendo sua própria sessão de cinema em casa, acertei? Mas para que tudo fique bem real e empolgante são necessários alguns equipamentos – além da pipoca, do sorvete e do chocolate – que tragam essa sensação.

 

Lembram-se do videocassete? Bem, ele quebrou bastante o nosso galho! Porém, vivemos um momento diferente: há muita tecnologia e preparo, ao mesmo tempo em que os filmes são produzidos com bastantes detalhes, podemos reproduzi-los também com grande qualidade de som e imagem.

Blue-Ray Logo

Para ter um áudio de cinema na sua sala os mais recomendados são os aparelhos home theater. A tradução para o português é autoexplicativa (home = casa, theater = cinema), assim, o eletrônico mantém um equilíbrio de graves e agudos e possui muitos watts de potência que conseguem imitar as salas de cinema, ou pelo menos criar um ambiente parecido.

 

Mas e quanto à imagem? O que é melhor?

Certamente, a melhor tecnologia para definição de imagem e reprodução em alta qualidade está presente nos novos aparelhos Blu-ray. Se você ainda é do tempo do DVD, não tem problema! Fique bem ligado porque vamos explicar sobre as vantagens de se ter um Blu-ray em casa.

 

Blu-ray ou Blue-ray?

O nome Blu-ray, como muitos desconfiavam, está sim associado à cor azul (“blue” do inglês). O disco em Blu-ray, assim como um CD/DVD, recebe informações através da gravação em raio laser. Nos CDs e DVDs, a cor do raio utilizado era geralmente vermelha, e nos novos aparelhos Blu-ray o laser azul é utilizado para queimar o disco e fixar os dados. O “Blue” não foi usado porque em alguns países o registro não poderia ser feito, já que seria uma palavra comum e não se associaria diretamente a uma marca.

 

Porém, a diferença não está só na cor; enquanto um laser que grava em DVD tem cerca de 650 nanômetros, o laser para Blu-ray disc possui 405 nm. Isso significa que torna-se possível gravar mais informações em menos espaço, ou seja, a capacidade de armazenamento de um blu-ray é consideravelmente maior e melhor que a do DVD.

Blue-Ray vs DVD

Tanta definição de imagem, ou imagem HD, exige uma capacidade maior de memória do disco. Para você entender melhor: um DVD é capaz de armazenar cerca de até 4.7 GB, enquanto um disco Blu-ray comum pode armazenar entre 25 GB ou 50 GB.

 

A dimensão, como peso, diâmetro e volume, dos dispositivos é a mesma, mas diferenciam-se na capacidade de armazenar informações graças ao laser utilizado no processo de queima e transferência de dados para o disco.

 

Como puderam perceber, a capacidade de um Blu-ray pode alternar entre 25 GB e 50 GB – em alguns casos o valor pode chegar a 100GB –, isso porque são utilizadas camadas no processo de gravação. As versões mais comuns de Blu-ray Disc são as de camada única (25 GB) e camada dupla (50 GB).

 

Quanto à exibição do material e a duração do vídeo, um disco em Blu-ray de camada simples, com 25 GB, pode reproduzir quase 15 horas de vídeo (com qualidade comum) e mais 2 horas de filme em HD. Se for de camada dupla, com 50 GB de armazenamento, são possíveis cerca de 20 horas de vídeo comum e quase 5 horas em HD.

 

Uma dica importante: os Blu-ray Players são dispositivos que comportam conteúdos em alta definição, portanto, para ter acesso a toda essa tecnologia são precisos aparelhos com transmissão Full HD para exibirem todo potencial da imagem com qualidade.

 

Blue-ray vs HD DVD
Blu-ray vs HD DVD

Ficou curioso para conferir todo esse poder de imagem? Se eu fosse você não esperaria muito. Logo verá que com o Blu-ray fica muito mais agradável assistir a filmes e séries em casa, com a qualidade dos cinemas e o conforto que você precisa.

 

Fique ligado no Tera Time para mais novidades sobre tecnologia e outros dispositivos. Esperamos ter ajudado com qualquer dúvida ou matado sua curiosidade e qualquer outra duvida não deixe de comentar. Até mais!

Comentarios

Noticias Relacionadas

Olimpíadas Londres 2012 terão cobertura 3D e 360 graus

Vinicius Eloy Bailo

SteelSeries apresenta novo Stratus, controle para aparelhos Apple

Vinicius Eloy Bailo

LG inicia fabricação de telas flexíveis

Vinicius Eloy Bailo