Image default
Games Reviews

[Review] EURO TRUCK SIMULATOR 2

ETS 2 Logo

Lançado pela SCS Software no final de 2012 (entrando no Steam por meio do Greenlight no início de 2013), Euro Truck Simulator 2 é, como o nome já diz, um jogo de simulação de vida de um caminhoneiro. Você poderá comprar caminhões, fazer entregas, contratar empregados ou simplesmente ficar andando por mais de 60 cidades européias. Então, se você espera que seja um jogo de corrida de caminhões, passe longe deste título. Agora se você tem paciência e gosta de caminhões, este é um jogo para você.

COMEÇANDO

Assim que abrir o jogo pela primeira vez, será necessário criar um nome para o seu caminhoneiro e para sua empresa. Claro que no começo, você não terá dinheiro para nada. Há duas opções nesse momento: pedir um empréstimo no banco ou fazer entregas rápidas (que é o mais recomendado se você está jogando pela primeira vez). Optando por fazer entregas rápidas, você pegará um caminhão com uma carga e terá que levá-la ao seu destino, não precisando se preocupar com gasolina nem fadiga. Se avariar a carga no percurso, será descontado do seu pagamento.

 

ETS 2

JOGABILIDADE E SIMULAÇÃO

O jogo tem um bom sistema de simulação de direção e física do caminhão. No opções, você tem uma boa gama de configurações para o seu controle, volante e/ou teclado. É um jogo que todos podem jogar, pois mesmo tendo um sistema de condução tendendo para o lado da simulação, não há problema algum em jogar pelo teclado. Você vai conseguir guiar normalmente o seu caminhão (claro que tendo um volante, a experiência é bem melhor).

Como esse é um jogo de simulação, você terá que parar em postos de gasolina no meio das estradas para reabastecer seu caminhão (isso se já possuir o seu próprio), descansar, administrar seus empregados e tomar cuidado para não tomar multas. Se colidir com um carro, avançar um sinal vermelho ou infringir o limite de velocidade ao passar por um radar, você levará uma multa que será descontada do seu dinheiro imediatamente ao cometer a infração. Na parte de administração da sua empresa, você pode comprar garagens em diversos países e contratar empregados. As suas garagens precisam ser melhoradas, obviamente com o dinheiro ganho no jogo. Isso dá a opção de se ter mais caminhões e empregados trabalhando nela.

Ao completar entregas ou simplesmente andar pelo mapa, você ganhará pontos de experiência que serão trocados por novos tipos de entregas e distâncias maiores, habilidade de economizar combustível, e etc.

Há várias opções de câmera para se escolher. Claro que a melhor é a câmera interna que te dá uma imersão muito maior no jogo. Só há um porém: nessa câmera, os braços e pés do caminhoneiro não existem (se você colocar a câmera externa, verá que o condutor está lá). Isso é algo estranho no começo, mas você se acostuma com isso rapidamente.

ETS 2 Chuva

SUPORTE A MODS

No que diz respeito ao uso de mods, o jogo é extremamente liberal nesse quesito. Você pode baixar qualquer tipo de mod e utilizá-lo facilmente, bastando apenas copiá-los para a pasta “mod” localizada dentro da pasta de save do jogo. Há inúmeros tipos de mods que você encontrará para baixar, desde pinturas e caminhões novos até mesmo físicas mais realistas.

PROBLEMAS

O jogo tem bons gráficos. Ficou claro que a SCS Software deu uma ênfase muito maior nos detalhes dos caminhões do que no restante do jogo. Isso por um lado é bom, visto que o caminhão é o elemento principal no jogo. Mas o lado ruim é que o cenário em geral é um tanto morto. Há vários tipos de veículos circulando nas estradas, todos até que bem feitos, mas não tanto quanto os caminhões. Aliado a isso, não há um sistema de dano visual nos veículos, inclusive o seu caminhão. Ele se danifica ao colidir, mas visualmente não há modificações. E outra coisa que deixa a desejar é o design das cidades, pois elas são extremamente pequenas e até mesmo parecidas. E olha que são mais de 60 cidades européias.

Outra coisa que pode ser ruim é a parte que diz respeito as missões. Elas se resumem a “Pegue uma carga no ponto A e leve para o ponto B”. Tudo bem que no meio disso você tem que administrar sua empresa, descansar, reabastecer e etc, mas depois de algumas horas de gameplay, você poderá sentir que está fazendo a mesma coisa toda hora.

A I.A. (Inteligência Artificial) do jogo também tem suas falhas que podem fazer você se irritar em alguns momentos da sua jogatina. Apesar da SCS Software dar um ótimo suporte ao jogo lançando constantes patchs de correções, a I.A. ainda continua sendo “burra” em alguns momentos do jogo.

CONCLUSÃO

Euro Truck Simulator 2 cumpre bem o papel à que se propôs, evoluindo drasticamente em relação ao primeiro Euro Truck. Mesmo tendo uns deslizes aqui e ali e algumas vezes dando a impressão de ser um pouco vago, ainda assim, pode ser considerado atualmente uma das melhores opções no que diz respeito à simulação de entregas por meio de caminhões. Resumindo: se você não tem paciência ou procura algo como uma corrida de caminhões, definitivamente esse não é o seu jogo.

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Review] JABRA SPEAK 510

Vinicius Eloy Bailo

[Review] Afinador de violão – gStrings

Vinicius Eloy Bailo

[Review] Dissipador Raijintek Aidos

Vinicius Eloy Bailo