Image default
Noticias Refrigeração Reviews

[Review] Dissipador Raijintek Tisis

Um dos grandes problemas atuais na hora de comprar um processador potente é pensar em como você pretende resfriar ele, o melhor método continua sendo os sistemas de refrigeração liquida, mas eles não são para qualquer bolso e por isso a refrigeração a ar continua sendo uma boa opção para quem quer algo funcional e ao mesmo tempo econômico e é exatamente pensando nisso que a Raijintek possui uma linha completa de dissipadores para CPU. E hoje iremos falar do TOP de linha da marca, o Raijintek Nemesis.

Primeiras Impressões

Pela primeira vez na historia dos reviews do Tera Time, um produto que é maior do que a caixa, isso mesmo, quando você pega a caixa do Nemesis na mão, ela não rende a real ideia do quanto é grande esse dissipador, isso se da ao fato que as ventoinhas que vão nas partes laterais do dissipador vem encaixadas na caixa de maneira que não ocupem muito espaço, mas depois de montado o tamanho e peso do “bichinho” é impressionante.

Caixa - Dissipador Raijintek Nemesis
Caixa – Dissipador Raijintek Nemesis

As peças que veem dentro do pacotinho são todas as que você irá precisar para montar o dissipador em sua placa-mãe AMD ou Intel, além é claro do saquinho de pasta térmica que já vem inclusa na caixa e do manual. O manual é bem claro e possui todas as informações que você pode precisar para verificas a montagem, o uso ou os avisos. Além é claro dos dois coolers que fazem parte do dissipador que são de 140mm e vão cada uma em um lado do dissipador.

Montagem

Bem, antes de tudo você precisa montar o suporte mais adaptado para sua placa mãe, depende se é com socket AMD ou Intel, depois de ter montado o suporte correto vem a parte mais difícil que é montar o dissipador em cima do processador. Para montar você não pode ter posicionado a ventoinha central, pois nesse caso você não irá conseguir alcançar o parafuso pois o dissipador possui 15 cm de altura, lembrando que você vai precisar de uma chave philips longa o bastante para alcançar o parafuso.

FormatFactoryDSC_4793

Depois de ter montado os suportes do dissipador, você já pode posicionar os coolers que podem ir em 3 posições diversas, na lateral esquerda, na lateral direita ou na parte central, você escolhe a posição de acordo com o sistema de refrigeração que você tiver organizado no gabinete, pois quanto melhor for a circulação de ar, melhor será o rendimento do seu dissipador. No caso nos colocamos uma ventoinha na parte central e outra virada para a parte frontal do gabinete, lembrando que elas são opcionais e todas as duas possui suporte para controle de velocidade. O único problema real que você pode ter durante a montagem, é que dependendo da posição das memorias RAMs você pode ter problemas e o dissipador pode não entrar.

Refrigeração

Bem oque mais importa em um dissipador é o quanto ele consegue reduzir o calor do seu CPU, não ? Pois bem, então vamos aos fatos. Antes de tudo irei apresentar o computador no qual foram feitos os testes, que é um computador de nível médio:

  • Processador: Intel i7 4770k

Temperaturas e som:

Em comparação com o review do Raijintek Aidos o Nemesis mostrou uma melhora de 8 graus no uso Normal e de  6 graus no uso Hard do processador, que foi testado do Battlefield 4 (ULTRA) uma grande diferença e melhora de performance em relação ao modelo mais simples da Raijintek. O dissipador não é muito silencioso, logicamente por culpa dos dois coolers, mas como na maioria dos casos, os normais usuários não irão nem perceber o barulho do mesmo ainda mais se o usuário usar fones de ouvido.

Tabela Comparativa
Tabela Comparativa

 

O dissipador tem um grande desempenho e mostra uma boa melhora embora ele pese pouco mais de 1Kg e seja um meio grande. Nós iremos fazer o review de quase todos os modelos da Raijintek por isso acompanhe nosso site para os próximos reviews.

Especificações

Dimensões [WxDxH]140x130x166.5 mm
Peso1050 g [Heat Sink Only]
Resistência Termica0.10 °C/W
Heat Sink
Base MaterialPatented Nickel Copper Base
Fin MaterialAluminum Alloy; Soldering
Heat-pipe
SPECΦ8mm
Q’ty5 pcs
Fan
Dimensões [WxHxD]140x150x25 mm
Voltagem12V(0.13 Amp)
Voltagem Inicial10V
Velocidade600~1000 R.P.M. [PWM controlled]
1000 R.P.M. [w/o PWM]
Bearing TypeSleeve Bearing
Air Flow70.2 CFM [Max.], 1 Fan
Air Pressure0.9 mmH2O [Max.], 1 Fan
Life Expectance50,000 hrs
Noise Level23 dBA
Q´ty2 pcs
APPLICATION
Intel®All Socket LGA 775/1150/1155/1156/1366/2011 CPU (Core™ i3 / i5 / i7 CPU)
AMD®All FM2+/FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2 CPU

Preço e Conclusão

O preço desse dissipador é de 60 Euros (aprox. R$140) é um preço que pode deixar o comprador confuso, mas ele oferece uma ótima potencia e pode permitir você de fazer um overclock normal sem ter nenhum tipo de complicação em relação a temperatura, mantendo sempre em temperaturas seguras para funcionamento. Se o dissipador for combinado com um  bom sistema de refrigeração do gabinete você consegue resultados ainda melhores. A montagem do dissipador não é das mais fáceis e o peso do dissipador pode dificultar um pouco mais e o tamanho pode impedir você de usar memorias RAMs muito altas, como as que vem com grandes dissipadores embutidos.

Caixa - Dissipador Raijintek NemesisDissipador Raijintek Nemesis

Recomendado

Atualização: O antigo dissipador Raijintek Nemesis, agora teve o nome alterado para Tisis. 

 

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Video] iPhone se transforma em disco de hockey e viaja em altas velocidades

[CES 2012] Premio de R$18 milhões para quem inventar o Tricorder de Star Trek

Vagas para Redatores