Image default
Eletrônicos Noticias

Emotiv: Controle os objetos com a mente

Controlar a sua casa, mudar o canal da TV ou enviar seu mordomo robô para pegar uma bebida na geladeira, tudo com a força do pensamento? Sim, pode parecer um sonho distante, mas está se tornando realidade graças ao Emotiv. Um aparelho que consegue ler os seus pensamentos e enviar funções/ordens para diversos dispositivos electrónicos. Utilizando um sistema de leitura neural, o pessoal que trabalham no sistema já obteve progressos interessante nesta área praticamente inexplorada.

Emotiv

Isto é, evidentemente, apenas o inicio de uma grande tecnologia. Imagine, por exemplo, o caso das pessoas tetraplegicas, poderão controlar braços robóticos para ajudar com as tarefas essenciais, ou mesmo ter experiências como jogar em uma console ou jogar bola.

Outra ideia interessante proposta pelo Emotiv é seguir o caminho inverso – em vez de dar uma ordem a um dispositivo electrónico, por que não usar o computador para saber o que está dentro da sua cabeça? Com o uso deste dispositivo, seria possível conhecer suas emoções detalhadamente para ver se você gostou, ou não, de um determinado produto em uma loja e descobrir se a ideia é realmente do seu gosto.

Afinal, a tecnologia ainda tem um longo caminho a percorrer: mesmo o comando mais simples requer planejamento por parte daqueles que usam Emotiv. Mas isso não diminui o enorme potencial que o dispositivo traz consigo; será necessário esperar alguns anos para que os comandos complexos se tornem algo  fácil de fazer, com a ajuda destes dispositivos.

Confira o video que apresenta um pouco mais a ideia:

Comentarios

Noticias Relacionadas

Chines cria placa de video NVIDIA GeForce GTX 690 com peças de lego

Vinicius Eloy Bailo

EA Games confirma Battlefield 4

Apple lança novos iPads e Mac Pro

julianadapra