Image default
Hardware Reviews

[Review] Seagate Business Storage 2-Bay NAS

A necessidade de manter grandes volumes de dados de maneira segura cresce a cada ano, obrigando empresas como a Seagate a se manter sempre atualizada para as necessidades do mercado de armazenamento. Se estima que atualmente no mundo a quantidade de dados sendo armazenados seja de 5 zettabytes, oque equivale a 5 milhões de gigabytes e se estima que até 2020 essa quantidade irá chegar à até 40 zettabytes, equivalendo a 5,200GB para cada homem, mulher e criança na face da terra. Para suprir as demandas atuais as empresas oferecem ótimas soluções de armazenamento como o Seagate Business Storage 2-Bay NAS, que é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede.

Primeiras Impressões

Ao pegar a caixa o peso pode ser uma das primeiras coisas a se notar, mas considerando os materiais dos quais são fatos HDs é de admirar que todo o conteúdo pesa somente 3,73KG, isso no caso da versão que recebemos para testes que possui 2 Hard-disks de 2TB cada. Ao retirar o aparelho da caixa os HDs estão já instalados no interno do dispositivo que acompanha um cabo de rede, cabo de energia, CD de instalação e o manual para o uso correto do aparelho. Ao abrir a porta na parte frontal do aparelho é possível verificar a presença das suas unidades de armazenamento que podem ser substituídas a qualquer momento por HDs de capacidade superior ou inferior.

Conteudo caixa - Review Seagate NAS

Na parte frontal do aparelho também está presente um adesivo que ressalta a presença de uma entrada para drivers portáteis USM, como o  Seagate Backup Portable Plus que fizemos o review. Dessa maneira basta inserir o drive portátil para passar arquivos para o interno do NAS ou até mesmo recuperar arquivos que estejam disponíveis no NAS. USM (Universal Storage Module ) é um sistema que permite que um único driver portátil seja inserido em uma serie de aparelhos, permitindo o transferimento rápido e pratico de arquivos, a execução e o backup através de um único dispositivo compatível com esse sistema.

Conexão e Uso

Colocar o Seagate Business Storage para funcionar é uma tarefa simples e requer somente alguns minutos, isso graças ao CD que acompanha o dispositivo, nele está o software Seagate NAS Discovery que faz com que seu computador reconheça o aparelho e o BlackArmor 2011 Backup Software que como o nome diz serve para fazer Backups automáticos. Embora os dois sejam opcionais é aconselhável que você instale o Seagate NAS Discovery inicialmente para poder preparar o aparelho para uso de maneira mais rápida. O software Seagate NAS Discovery possui uma interface super intuitiva e de fácil uso que permite você adicionar usuários que poderão acessar o NAS, criar backups, criar compartilhamento de arquivos, etc além é claro de uma dashboard onde todos os dados detalhados sobre a situação atual do seu NAS estarão disponíveis. Além de tudo isso, através do BlackArmor é possível criar uma especie de nuvem privada que pode ser acessada através de qualquer navegador e permite você fazer download ou carregar novos arquivos a distância.  

seagate-business-storage-2-bay-nas-dashboard_fullwidth

 

O NAS também tem a capacidade de criar certificado SSL, suporte para iSCSI que permite criar protocolos de transporte em redes com IP convencional, e também pode ser integrado com UPS através de um manager para essa solução. Outra coisa interessante é o controle para ligar e desligar em determinado momento e o sistema de eficiência de energia.  O NAS também permite executar funções mais simples como criar um servidor FTP, um Media Center, um servidor para impressão, DDNS, etc. 

Acesso Remoto

Essa função é uma das grandes “jogadas” desse aparelho, pois com isso é possível que você acesse os dados do seu computador de se encontra em São Paulo, enquanto você estiver fazendo uma viagem na China e não tiver levado os dados que você queria, ou até mesmo de maneira contraria você pode carregar as lindas fotos que você tirou em Hong Kong para dentro do seu servidor privado, para dessa maneira poder liberar espaço no cartão de memorias, tudo isso apenas instalando um simples aplicativo da TappIn que está disponivel para Windows, MAC, Android e iOS, ou seja, você também pode acessar esses dados através dos dispositivos moveis que usem como sistema operacional iOS ou Android.

seagate_cloud_1

Para que o sistema funcione você precisa ativar o produto e criar uma conta no Global Access, através desse sistema diversas pessoas da família ou da empresa poderão criar contas e depois de serem autorizadas pelo administrador do NAS, poderão acessar os arquivos ao interno de maneira remota e o administrador ainda tem a opção de escolher quais arquivos o usuário X poderá acessar e quais ele não verá. 

Design e Preço

O aparelho possui um design muito clean, com o acabento em black piano e a curvas todas arredondadas ele é muito discreto, seja para quem quiser telo em casa que para quem for deixar na empresa, não chama nenhuma atenção e é muito bonito. A entrada USM é muito pratica, sendo na parte frontal você pode facilmente colocar ou remover o driver USM assim como os HDs que estão escondidos atras de uma portinha que também fica na parte frontal e praticamente não é visível. Sempre na parte da frente, está uma porta USB 3.0 o botão liga/desliga, o botão para ejetar o driver e as luzes que indicam o correto funcionamento do aparelho. Já na parte traseira o detalhe de design não foi adicionado considerando que é a parte que não é nunca visível, nessa parte está a entrada para o cabo de energia, duas entradas para cabos de rede, um botão reset e mais uma porta USB 3.0, além é claro de uma parte aberta na parte superior para ventilação dos drivers.

Painel frontal - Review Seagate NASO aparelho não é muito econômico, com o preço que gira entorno aos R$1.500 o Seagate Business Storage acaba não sendo a melhor solução de armazenamento para se ter em casa, mas para empresas de pequeno e médio porte que possuem uma grande necessidade de armazenamento e que precisam de uma nuvem para acesso remoto, o aparelho se torna indispensável e acaba sendo um investimento e não um gasto. O aparelho além de oferecer diversas soluções de armazenamento possui também muitas soluções para a segurança dos arquivos que giram dentro da sua empresa deixando tudo muito mais seguro. Se você se encaixa na opção de “empresa de pequeno e médio porte” tem só uma coisa a ser dita: “Porque você ainda não tem um Seagate Business Storage ?”.

Especificações

Interface: Ethernet
Hardware:

  • CPU CNS3420 Dual Core 700 MHz
  • 512 MB de DRAM
  • Dois (2) canais Serial ATA II
  • Bandejas hot swap
  • Duas (2) portas Ethernet
  • Duas (2) portas USB 3.0
  • Uma (1) porta USM
  • 256 MB de memória flash para SO
Profundidade (mm): 203mm
Largura (mm): 104mm
Comprimento (mm): 226mm
Peso típico: 3,76KG
Review Seagate NAS

 

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Review] Teclado – Ozone Blade

Vinicius Eloy Bailo

[Review] SteelSeries Arctis 3

Vinicius Eloy Bailo

[Review] Gluey o app do GetGlue [Windows Phone/Android/iOS]

RAndrade