Reviews
Now Reading
[Review] Watch Dogs
0

Watch é um jogo desenvolvido pela Ubisoft Montreal que conta a historia de um hacker chamado Aiden Pearce, que costumava invadir sistemas e contas bancarias, até o dia em que durante um dos “roubos” ao hotel mais luxuoso de Chigado, Ainden é descoberto e alguns dias depois alguns mercenarios recebem a ordem de acabar com ele e acabam falhando e matando somente a sobrinha de seis anos de Ainden, Lena Pearce.  O jogo tinha o lançamento previsto para o final de 2013, mas para algumas melhoras no jogo a Ubisoft lançou o jogo somente no dia 27 de maio de 2014 para Microsoft WindowsPlayStation 3PlayStation 4Xbox 360 e Xbox One. E a empresa planeja lançar o game para Wii U até o final de 2014.

Era uma vez…

O personagem principal do jogo é Ainden Pearce, um hacker que devido as experiencias vividas acabou por perder o medo de matar, ele mora em Chicago uma representação da real cidade de Chicago nos EUA, mas com um governo corrupto, cheia de mafiosos e criminalidade. Para conter a criminalidade e aumentar o controle sobre os cidadães da cidade o governo implementou o CtOS (Sistema Operacional Central) que é um sistema que faz com que toda a cidade seja controlada por um sistema avançado que consegue achar criminosos, controlar semáforos e praticamente tudo oque acontece na cidade e é exatamente dessa ferramenta que Ainden se aproveita para acabar com o sistema corrupto e achar o mandante do crime que matou sua sobrinha.

Protagonista Watch Dogs - Aiden Pearce

Protagonista Watch Dogs – Aiden Pearce

Para você cumprir as missões você irá contar com ajuda de um hacker conhecido como BadBoy17 e de alguns outros amigos que o personagem irá conhecer durante a trama e que serão essenciais para que você consiga a sua vingança e acabar com a corrupção de Chicago. Durante boa parte da trama escolher o modo Stealth (escondido) será sua melhor opção para completar as missões e conseguir chegar até o final, mas atirar em tudo e em todos também é quase sempre uma opção, que fará com que completar as fases seja muito mais difícil. A historia do jogo em geral é bem profunda e envolve o jogador que acaba se sentindo “na pele” de Aiden e por esse motivo, sentindo a sede por vingança que o protagonista possui.

Tudo tem vida própria!

Os gráficos do jogo são perfeitos, principalmente no que diz respeito a água, texturas e iluminação fazendo com que a imersão no jogo seja ainda maior. Um dos detalhes que mais chama atenção é o fato que o jogo tem uma vida própria, onde acidentes acontecem, pessoas conversam, se beijam e fazem muitas outras coisas e cada pessoa dentro do jogo tem um nome, um emprego, um salario,etc e você pode visualizar isso através do Profiler que é um sistema de identificação facial que Aiden tem a sua disposição para analisar os dados de qualquer pessoa conectada ao CtOS. Os efeitos como tiros e explosões são muito bem feitos e graças ao sistema de “Foco” (uma especie de câmera lenta) você pode analisar esses detalhes com mais atenção. Os gráficos das cutscenes são muito bem trabalhados e dinâmicos assim como o próprio jogo, as expressões faciais dos personagens também são bem realísticas e trabalhadas de uma maneira que passe toda a emoção do personagem para o jogador.

A mudança climática é muito bem feita, fazendo com que os pingos de chuva fiquem muito realísticos mesmo quando você está correndo a pé ou em um carro a 200km/h pois a velocidade deles aumenta e diminui conforme a velocidade de seus movimentos e pessoas que se protegem da chuva e usam guarda-chuvas e depois de chuvas é possível ainda ver por um período de tempo o asfalto e outros detalhes que permanecem molhados. Um dos pontos no qual o jogo peca é no que diz respeito aos aspectos físicos do jogo, a movimentação de carros e acidentes não é muito bem feita, fazendo com que se você bate um carro a uma grande velocidade pode acontecer que o carro não sofra quase nenhum dano visível enquanto outras batidas entre os NPCs acabam com carros destruídos e pegando fogo. O jogo também possui motos que também foram mal trabalhadas, é quase impossível cair em cima delas principalmente em baixa velocidade e elas levam dano muito rápido mesmo em pequenos incidentes.

O mundo nas suas mãos

O jogador possui uma infinidade de recursos para usar durante batalhas ou fugas, mas mesmo com o grande numero de opções de gadgets e armas, Watch Dogs conseguiu oferecer um menu bastante intuitivo, que no inicio pode parecem bem complicado, mas depois dos 20 primeiros minutos de jogo se torna algo fácil e rápido de usar. O jogo possui quatro categoria de armas: pistolas, rifles de assalto, espingardas e armas pesadas, totalizando um total de 41 armas que você só pode escolher uma de cada categoria por vez para ter selecionada no inventario assim como o famoso GTA V. Dirigir os veículos também é bem intuitivo e simples e em 99.9% dos casos você estará dirigindo um veiculo roubado, pois além de não gerar consequências (como a policia) é possível encontrar carros de alta performance bastante facilmente, e depois que você estiver dentro de um você poderá escolher entre os quatro tipo de câmeras disponíveis: interna (mostra o painel e o voltante, mas tem pouca visibilidade), uma câmera externa aproximada, outra externa um pouco mais distante do veiculo e por ultimo uma câmera na parte frontal do veiculo.

Inventario Watch Dogs

Inventario Watch Dogs

O sistema de CtOS é a melhor parte do jogo pois além de você ter acesso ao Profiler você também pode vasculhar áreas inimigas através de câmeras de segurança, abrir portas a distancia, hackear computadores, hackear contas bancarias de pessoas na rua e muito mais como inclusive usa-lo para fazer fugas mais rápidas, abrindo portas de garagens, colocando bloqueios nas ruas, levantando ou abaixando pontes ou até mesmo disturbando helicópteros ou comunicações inimigas. Ao mesmo tempo que o CtOS ajuda o jogador de uma parte, atrapalha por outra pois o sistema pode vasculhar o mapa e achar a sua localização e fazer com que os policiais te persigam quando comete crimes, mas esse e outros problemas podem ser resolvidos através de alguns gadgets que são criados pelo jogador com partes eletrônicas como por exemplo o Jam Coms que bloqueia qualquer comunicação do inimigo com o CtOS ou então o Apagão que desliga totalmente o CtOS para você e para seus inimigos e faz com que a luz da cidade acabe, fazendo com que você possa andar e passar na frente dos inimigos de maneira mais furtiva. Através do celular de Pearce também é possível comprar carros que irão ser entregues para você, participar de minigames presentes no jogo, visualizar as estatísticas do teu jogo, ver e usar os pontos de habilidade para desbloquear novos hacks ou ataques, participar de jogos online e também visualizar a playlist musical que você montou hackeando o dispositivo de pessoas na rua.

Só musica boa e gente falando português

Nessa altura do campeonato, as ótimas trilhas sonoras já são marca registrada da Ubisoft e com o Watch Dogs não é diferente, as musicas foram muito bem selecionadas e é possível ouvi-las todas as vezes que você entrar em um carro e com um botão você consegue rapidamente mudar de musica e através do celular é possível montar sua playlist escolhendo as musicas disponíveis no jogo que estão dividas em diversos estilos que vão do Rock a musica eletrônica. Na minha opinião as musicas que chamaram atenção foram: Sparkles – Gemini Club, Califone – Funeral Singers, Summer Girlfriends – Lost Boys. Muitas outras canções estão disponíveis se você rouba-las dos dispositivos de pessoas nas ruas.

 

Hackear Musicas - Watch Dogs

Hackeando Musicas – Watch Dogs

A dublagem é o ponto forte em termos de áudio do jogo, pois todas as cutscenes e os momentos que Aiden fala sozinho são dublados, mas muito bem dublados pois os sentimentos além de serem transmitidos pelas expressões faciais, também através da voz dos atores que dublaram que no caso de Aiden foi Lucas Lombardi que fez um ótimo trabalho. Na parte da dublagem, por algum motivo desconhecido, os NPCs não foram dublados e por isso quando você tiver passando pela rua e um NPC falar algo você será obrigado a ler as legendas, mas tem grandes chances que saia um patch que arrume esse problema.

Conclusão

A comparação com GTA V é inevitável, mas não é possível porque por mais que Watch Dogs seja em mundo aberto, com armas, carros,etc a possibilidade de coisas para fazer se limita a missões secundarias, minigames e modo online enquanto o GTA oferece uma historia menos envolvente, mas muitas opções a mais no mundo aberto. Isso é um ponto negativo de Watch Dogs ? NÃO, de maneira alguma isso tira a diversão que você pode obter com o jogo pois ele te dispões de outras ferramentas que fazem desse jogo estilo SandBox, um jogo magnifico, como por exemplo o celular e os hacks, o Profiler para vasculhar a vida das pessoas, as câmeras de segurança e o mapa amplo para explorar. Os aproximados R$ 129,90 para PC e R$ 199,90 para console valem com toda a certeza, seja pelos gráficos ou pela historia Watch Dogs é um ótimo jogo.

 

Trailer Oficial do Jogo

Comentarios

What's your reaction?
Amei!
100%
Interessante!
0%
Meh...!
0%
Não gostei!
0%
Triste!
0%
About The Author
Vinicius Eloy Bailo
Vinicius Eloy Bailo

Amante da tecnologia e da musica, nasci usando o computador, jogador de FPS e amante de aventuras online e também mais um viciado em GTA! Fundou e escreve para o Tera Time desde 2012