Image default
Perifericos Reviews

[Review] Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 Italia Edition

Nos últimos anos, jogos e filmes de corrida tem feito muito sucesso, mas infelizmente a sensação de realmente dirigir e correr com supercarros ainda é uma sensação desconhecida por grande parte dos fãs desses jogos e filmes, com raras exceções como Dan Bilzerian. Mas nós, comuns seres-humanos, podemos chegar muito próximos a dirigir uma Ferrari ou outros carros esportivos graças a Thrustmaster que criou o TX Ferrari 458 Italia Edition para satisfazer nossos desejos.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Aqui no Tera Time costumamos sempre a começar os review falando das caixas dos produtos, pois acreditamos que a caixa representa muito o produto e as caixas mais bem feitas e bonitas são aquelas que contem os produtos melhores e a do Thrustmaster TX consegue se manter na categoria de “boas caixas” para nós, pois a caixa teve um design muito bem trabalhado e que traz de maneira bem intuitiva as principais funções do volante e os principais detalhes técnicos mostrando até mesmo imagens com efeito 3D explicando como é feito por dentro.

Caixa - Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 Edition

A principio quando recebemos a caixa, sabíamos que ao interno também continha os pedais, mas ao ver o tamanho da caixa é difícil pensar que ali dentro esteja o volante, a base, os pedais e os cabos e manuais do produto, mas era exatamente o conteúdo que estava ao interno da caixa e que foi organizado de maneira excepcional que permite com que você consiga até mesmo colocar novamente tudo dentro da caixa sem nenhuma dificuldade. Embora a boa organização interna, a caixa é extremamente frágil e qualquer impacto pode danificar os produtos ao interno. Já falando da montagem, é super simples e intuitiva pois a parte mais difícil foi achar o driver no site da própria Thrustmaster, mas depois que isso foi feito o resto é possível fazer com alguns simples passos.

Morsa - Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 Edition

A montagem na mesa também é uma tarefa fácil, pois dispensa o uso de qualquer ferramenta pois o volante acompanha um suporte que faz com que o volante se prenda da mesa como uma morsa de bancada e sem estragar ou causar qualquer dano a mesa e faz com que o volante fique firme e não se mova nem sequer um centímetro graças as pontas do suporte que são feitas de borracha, ou seja, não estragam nem escorregam.

JOGO

Nós fizemos o teste com 5 jogos diferentes durante um longo período de tempo. Inclusive esperamos o Beta do The Crew para poder testar o volante com o jogo e além disso testamos com os seguintes jogo: Truck Simulator 2, Assetto Corsa, Need For Speed Rivals e F1 2013. No The Crew e no Assetto Corsa, que são jogos mais novos, as únicas coisas que tivemos que ajustar para jogar foi limitar o numero de graus que o volante pode girar, para que aumentasse a sensibilidade dependendo do carro que estávamos dirigindo pois o resto dos comandos já era pre-configurado para o volante. Já nos outros jogos que não são tão novos e não tem pre-configuração para o volante, tivemos que configurar todas as funções que serviam ao interno do jogo, como por exemplo acender os faróis, a buzina, cambio borboleta, etc.

A baixo é possível conferir a gameplay do The Crew que fizemos com o volante:

Jogar com o volante pela primeira vez é uma sensação muito legal, até mesmo quando o volante não está configurado corretamente para aquele jogo e se a tela na qual estiver jogando for uma TV de pelo menos 42″ a sensação de estar realmente dirigindo irá ser ainda maior pois o volante treme e puxa para um lado ou para o outro de maneira bem realística, até mesmo a sensação de passar por cima de uma pedra ou por cima de uma pista de paralelepípedo é possível sentir pelos movimentos do volante e pela troca de marcha através do cambio borboleta de metal. Assim como peso dos pedais que com a superfície de metal e o peso realista criam uma sensação de estar pisando nos verdadeiros pedais de uma Ferrari.

DESIGN e CONFORTO

Muitas pessoas irão ler o cabeçalho desse texto e pensar “Que conforto tem um volante ? O conforto está na cadeira!”, bem isso é uma doce ilusão, pois você pode estar sentado em uma PlaySeat (cadeiras que imitam cockpits de carros) e com um volante ruim depois de 20 min de jogo estar com uma incrível dor na mão, mas assim como o volante é uma replica perfeita do volante da Ferrari 458 Itália, e a Ferrari investiu milhões de euros desenvolvendo um que fosse ergonômico e que encaixasse bem na mão, o do Thrustmaster TX não é diferente.

Comparação - Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 Edition

Agora iremos falar da estetica, mas espera ai, tem oque falar de um volante de uma Ferrari ? NÃO! Bem então pulamos essa parte e falamos do design dos pedais e da base do volante, os pedais são posicionados na horizontal e não na vertical como nos carros esportivos, mas isso causa pouco impacto na jogabilidade, oque realmente atrapalha é o fato que se o piso não for de carpet ou material anti-derrapante, os pedais tem uma tendencia a escorregar, mesmo com a borrachas que possuem na parte inferior, esse problema já não existe nos pedais Thrustmaster T3PA que são vendidos separadamente e que soltaremos o review em breve. Já em relação a base, ela é preta e bem pesada, pois contem diversos mecanismos pesados que fazem com que ele seja assim perfeito no que diz respeito a manobrabilidade.

UTILIDADES

Uma das utilidades mais interessantes e inusitadas desse volante fica por parte de um sensor infra-vermelho que parelha o volante através do Kinect, mas não é só isso, através desse sensor e do sistema de reconhecimento facial, o XboxOne consegue saber quem esta dirigindo o carro e dessa maneira ativar o perfil da pessoa que estiver atrás do volante automaticamente. Esse sensor se encontra na parte traseira da base do volante e obviamente não pode ser tampado porque além do sensor do lado estão as entradas de ar que ajudam na ventilação dos motores internos.

Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 Edition

Outra coisa interessante desse volante, dessa vez no PC, é o software que permite você configurar diversos aspectos do volante e ele cria perfis separados no caso você tenha os Add-ons da Thrustmaster que são os volantes que você pode comprar a parte e que encaixam na base do Thrustmaster TX como por exemplo o Ferrari 458 Challange ou o Ferrari F1 que é uma replica perfeita e funcionante do volante do carro de Formula 1 da Scuderia Ferrari. Através desse software você pode configurar e testar os efeitos do Force Feedback a rotação do volante, fazer a calibragem, etc.

ESPECIFICAÇÕES

Motor industrial brushless
Efeito Force Feedback ultrassuave, com zero cogging
Efeitos Force super-responsivos e realistas, sem latência
Novo mecanismo otimizado de correia dupla sem fricção
Condução fluida e suave – sistema ultrassilencioso
Volante ultrapreciso  
H.E.A.R.T HallEffect AccuRate Technology™*: sensor magnético sem contactos, para uma precisão que não diminui com o tempo. Resolução de 16 bits (65.536 valores no eixo de direção do volante)
Ângulo de rotação ajustável: de 270° a 900°
Memória interna e firmware atualizável
Botão Xbox Guide
LED de emparelhamento do controlador para o Kinect!

* A aguardar patente

TAMBÉM COMPATÍVEL COM PC

A compatibilidade com o PC é assegurada através dos controladores Thrustmaster disponíveis para transferência a partir do sítio Web ts.thrustmaster.com. Estes controladores também lhe permitem garantir que o seu volante dispõe sempre da versão mais recente do firmware.

CONJUNTO DE PEDAIS AO ESTILO FERRARI

Pedais de metal de curso longo
Pedal do travão com resistência progressiva

RÉPLICA DESTACÁVEL À ESCALA 7:10 DO VOLANTE DO FERRARI 458 ITALIA

Realista: 28 cm de diâmetro, com punho de borracha texturada
2 pás grandes de mudança de velocidades sequenciais montadas no volante
10 cm de altura e fixadas no volante
100% de metal
Tact switch ultratopo de gama (vida útil de mais de 10 milhões de ativações)
Controlos de condução completos
10 botões de ações (incluindo 1 na base) que replicam os controlos existentes no volante real
Réplica do mostrador Manettino® de duas posições + D-Pad réplica do ENGINE START
Volante destacável com sistema Thrustmaster Quick Release: mude rapidamente de um volante para outro

PRONTO PARA ECOSSISTEMA

Compatível com outros volantes Ferrari destacáveis já disponíveis no mercado
(Ferrari F1 Wheel Add-On**, Ferrari GTE Wheel Add-On**, etc.)

Compatível com o conjunto de pedais T3PA** (Thrustmaster 3 Pedals Add-on)

Compatível com a alavanca de velocidades TH8A**  (Thrustmaster TH8 Add-on) com 8 velocidades ou caixa de velocidades sequenciais

 

** Vendido à parte

GALERIA

Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 EditionComparação - Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 EditionMorsa - Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 EditionCaixa - Volante Thrustmaster TX Ferrari 458 Edition
Platinum Award
Platinum Award

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Review] VLC Player – Android e iOS

Vinicius Eloy Bailo

[Review] SAS: Zombie Assault 3

Vinicius Eloy Bailo

[Review] Instagram para android

Vinicius Eloy Bailo