Image default
Games Reviews

[Review] Call of Duty: Advanced Warfare

Call of Duty: Advanced Warfare é um jogo desenvolvido pela Sledgehammer Games e publicado pela Activison que conta a historia de Jack Mitchell, que é um soldado dos EUA que depois de uma batalha perde um braço e o melhor amigo e acaba sendo pego para trabalhar para o exercito privado da Atlas, empresa de tecnologia bélica que tem como dono nada mais nada menos que o pai de seu melhor amigo. Jonathan Irons é dono e CEO da Atlas e tem um ideal de guerra muito diferente e tenta mostra-lo a Jack dando-lhe um novo braço e um cargo em uma equipe de forças especiais da sua empresa. O jogo foi lançado no ultimo dia 3 de novembro e conta com versões para PC, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3 e Playstation 4.

ERA UMA VEZ…

… o ano de 2054 no qual Jack Mitchell está combatendo uma guerra contra o exercito sul-coreano quando durante a operação ele presencia a perda de seu melhor amigo e segundos depois tem seu braço cortado pelos destroços do helicóptero de seu amigo. Depois do enterro do seu companheiro, Mitchell vem chamado para trabalhar para a Atlas, empresa militar/bélica privada, cujo o dono é o pai de seu amigo, Jonathan Irons (interpretado pelo ator Kevin Spacey), que lhe da a oportunidade de um novo começo dando-lhe um braço novo e uma colocação no exercito de elite da empresa.

Call of Duty®: Advanced Warfare
Kevin Spacey como Jonathan Irons, CEO da Atlas

Depois de treinado e preparado para o combate Jack tem a sua disposição uma infinidade de armas e tecnologias de combate entre as quais um Exo Esqueleto que permite o corpo fazer coisas que normalmente não seriam possíveis, como derrubar um portão de ferro com um chute ou dar saltos de 6m, todas essas tecnologias que além de ajudarem na guerra foram responsáveis por proporcionar um novo braço para ele. Mas essa alegria não dura muito pois… quer saber o resto ? Então dai você vai ter que jogar ou procurar sites de dão spoilers para saber 😀

Embora a historia do jogo seja bastante previsível e cheia de clichês ela não deixa de ser boa e de certa forma muito bem pensada e conta com a perfeita atuação de Kevin Spacey que mais uma vez demonstrou seu potencial como ator, só que pela primeira vez em um game mostrando todo o seu lado autoritário da melhor maneira. Já os outros personagens tiveram boas atuações, mas muito menos marcantes e sempre obscurados por Irons. A campanha dura em torno de 8 horas, mas são horas muito difíceis, pois o jogo não se apresenta muito fácil embora siga uma linha muito semelhante a de seus antecessores, a velha formula de seguir um personagem que fica falando e explicando os acontecimentos e seus planos e o mais interessante é que ao final de cada fase você ganha pontos que podem ser trocados por upgrades no seu traje, habilidades ou nas armas que você usa, função que nunca havia sido vista em nenhum outro jogo da franquia.

GUERRAS FUTURISTAS

Battlefield é o principal concorrente da franquia de Call of Duty e os dois jogos são sempre comparados pelos fãs de cada franquia e cada um com seus aspectos melhores. Com a saida de Battlefield 4 e Call of Duty: Ghosts os amantes de CoD tiveram que ficar quietos pois Battlefield 4 arrasou o oponente que trouxe uma proposta diferente, mas que não agradou os fãs enquanto a EA Games junto com a Dice trouxeram a mesma formula de sucesso de Battlefield 3, mas com gráficos melhores e com uma jogabilidade ainda mais incrível. Agora o Call of Duty Advanced Wardare trouxe um tipo de guerra que já havia tentado abordar anteriormente, mas não com tanto sucesso, que é a Guerra Futurista.

Call of Duty: Advanced Warfare
Call of Duty: Advanced Warfare Exoesqueleto

A principal característica dessa guerra futurística fica por conta do Exoesqueleto que os personagens usam para poder ter mais força, pular mais alto e ter uma agilidade maior e no modo single-player cada fase tem um exoesqueleto diferente que proporciona diferentes funções que são mais adequadas a cada tipo de mapa e missão. Mas a tecnologia também está nas motos, tanques e aviões que você poderá usar ao longo das missões, embora a maioria tenha um péssimo controle e poucas funções, oque mais valeu a pena foi um traje tipo aquele que o Iron Man fez dentro de uma caverna. Diferente de outros jogos com “pegada” futurista, Call of Duty: Advanced Warfare não fica mais facial graças a tecnologia que os personagens tem, pois matar os inimigos é algo extremamente difícil e até mesmo chato, pois 1 tiro na cabeça na maioria dos casos não mata e são necessários 3 tiros para conseguir derrubar um adversário que está usando só um capacete e além de tudo os inimigos na maioria dos casos usam a mesma tecnologia que você então eles podem pular, correr e a luta corporal chega a ser uma “apelação” por parte dos inimigos.

QUE LINDO *_* !!

Sem duvida esse é o Call of Duty mais bonito já feito, pois os gráficos além de serem perfeitos ele também possui um balanceamento de cores muito mais bonito e realista, diferente das versões anteriores que focavam em cores sobres e de destruição (cinza, preto, verde escuro, etc), esse CoD conta com mapas coloridos e muito bem iluminados, até mesmo as cenas de noite não são marcadas por cores escuras, predominando o azul, por exemplo. Já as texturas estão quase perfeitas, tirando uma e outra que ficaram muito feias, no geral as texturas são perfeitas e rendem um “ar” super realista aos objetos, até mesmo quando as configurações de textura estão no médio.

Graficos - Call of Duty: Advanced Warfare
Gráficos – Call of Duty: Advanced Warfare

Uma das missões que mais chama atenção pelos gráficos é a na Antártida que conta com um cenário de neve incrível e muito bem iluminado e texturizado. O jogo embora o erro em algumas texturas é o mais bonito Call of Duty já lançado e nas cutscenes interativas ele fica ainda mais bonito, como em uma missão que você pula por cima de vários ônibus e acaba caindo e uma caminhonete tenta te acertar ou então as diversas vezes que você abre a porta com um chute e tem que acertar os inimigos em câmera lenta.  Já as cutscenes são os pontos mais fortes em termos de gráficos, porque em alguns casos elas chegam a ser fotorrealismos e fica difícil não acreditar que é não é o Kevin Spacey real em um cenário real gritando com outros militares reais.

EU QUERO LEGENDADO!

Para quem está jogando no PC tudo parecera perfeito em inglês, seja as legendas que as falas, mas para tem a “sorte” de ter um console, jogar o jogo dublado pode ser uma experiencia ainda mais difícil, pois o jogo foi dublado e sincronizado por crianças de 10 anos  pessoas que não sabiam oque estavam fazendo. A falta de sincronismo nas falas com a boca é ridicula e ainda por cima os textos são literalmente lidos e não atuados pelos “atores” de dublagem, fica até difícil levar a serio aquilo que o vilão do jogo está dizendo, fazendo com que se você conhece o inglês, seja muito melhor para entender e curtir a historia se você ouvir com áudio original.

Call of Duty Advanced Warfare Review

Já a sonoplastia (efeitos sonoros) do jogo é perfeita e não deixa nada e desejar, os efeitos e explosões são perfeitos e se você usa fones consegue ouvir exatamente de que lado veio melhorando em muito a sensação de imersão que você tem ao jogar a campanha do jogo e melhorando muito o desempenho de quem joga online, pois saber de que lado o inimigo vem ajuda muito na hora de mata-lo.

PORQUE COMPRAMOS JOGOS DE FPS MESMO ?

As campanhas de 5-8 horas dos jogos de FPS são muito bonitas, interessantes e até mesmo muito divertidas, tanto quanto a serie de filmes Duro de Matar, mas você não paga R$129 (PC) R$200 (Consoles) para assistir Duro de matar, então porque você pagaria para jogar esses jogos ? Ah lembrei, porque eles tem a modalidade Multiplayer, que para muitos jogadores que nunca fizeram a campanha desses jogos é só oque importa e o multiplayer de Call of Duty Ghosts foi realmente decepcionante para os fãs, tanto que muitos ficaram esperando o lançamento do jogo para poder assistir os videos e dai decidir se comprar ou não, e a maioria escolheu que sim, poque o modo multiplayer desse jogo é fantástico embora ainda tenha alguns erros que devem ser corrigidos nos próximos patchs.

Montagem Personagem Multiplayer
Montagem Personagem Multiplayer

Ha algum tempo atrás a Activision havia anunciado que liberaria a opção do jogador jogar em server que façam, ou não, o uso do exoesqueleto, pois ele é uma peça crucial em uma partida e muitos jogadores haviam receio que essa função não ficasse legal para o multiplayer, mas em vez disso a diferença de pessoas que jogam com o exoesqueleto é quase a mesma que de pessoas que jogam no modo normal e hardcore, ou seja, muito pouca. O exoesqueleto proporciona uma maneira totalmente nova de jogar com funções muito interessantes como os super pulos, invisibilidade, ver através das paredes, etc e cria um modo totalmente novo de se movimentar e de jogar fazendo com que as partidas fiquem ainda mais frenéticas e alucinantes não deixando espaço para os odiados campers, pois é uma tática de jogo muito difícil de ser aplicada.

Exoesqueleto - Call of Duty: Advanced Warfare
Exoesqueleto – Call of Duty: Advanced Warfare

As modalidades de jogo disponíveis são 11 e cada uma traz uma experiencia diferente de jogo que pode ser experienciada em 13 mapas diferentes, são todos mapas relativamente pequenos e “ridiculamente” pequenos se comparados e BF4. Todos trazem terrenos perfeitos para o exoesqueleto e seus saltos duplos pois alguns mapas te incentivam a fazer lutas verticais e quase lutar mais pulando que correndo ou andando. Em modos de jogo que as equipes não tem um “lado” do mapa definido, você irá sofrer nascendo na ponta do rifle do inimigo pois os respawn points são imperfeitos e te fazem nascer em locais ridículos e morrer rapidamente, mas isso é um erro que um patch pode corrigir com uma certa facilidade. O game também conta com um arsenal muito vasto, embora desequilibrado, pois as categorias de armas tem poderes destrutivos muito desequilibrados fazendo com que seja quase impossível jogar com uma sub-metralhadora por exemplo, já no que diz respeito ao resto dos equipamentos o jogo faz muito lembrar suas versões anteriores com os slots e acessórios.

PRESTIGE E KILLSTREAK

Assim como nas versões anteriores o prestige fará parte do multiplayer de Call of Duty: Advanced Warfare, e serão um total de 15 prestiges. Cada prestige consiste em fazer o seu personagem chegar ao nível 50 e nesse nível você tem a opção de fazer ou não o prestige. Quanto mais você jogar, além de fazer prestiges, você irá liberar itens até um total aproximado de 80 itens que você pode equipar (não ao mesmo tempo logicamente) e a qualidade dos itens está na dificuldade de consegui-los.

Call of Duty Advanced Warfare Review
Roupas Especiais – Call of Duty Advanced Warfare Review

Já os Killstreaks são diferentes das versões anteriores e durante os jogos é possível você encontrar jogadores que jogam somente com um killstreak durante toda a partida, como os drones por exemplo, mas outros exemplos de killstreaks são torretas remotas, VANTs de reconhecimento e ainda uma plataforma de ataque cibernético para desativar radares e retículas inimigas e todos funcionam da mesma maneira que nos outros CoD, você recebe um desses prêmios para um numero de inimigos que você mata sem morrer. Sendo o melhor desses o helicóptero Paladino que você controla e mata os inimigos a distancia, mas o traje armado e o helicóptero com miniguns também são prêmios muito interessantes e todos os 3 custam na media de 850 pontos de killstreak para conseguir.

CONCLUSÃO

Sem duvida Call of Duty: Advanced Warfare é o melhor FPS que você pode ter até o momento, principalmente se você gosta de tiroteios frenéticos e pessoas pulando para fugir de você ou te matar. Comparar com Battlefield é ainda mais difícil, pois atualmente fica até difícil chama-los de concorrentes pois cada um focou para um lado totalmente diferente dos FPS. O Battlefield foi para um lado mais de simulação de guerra e o Call of Duty atualmente é um FPS para  quem realmente gosta de sentar o dedo no gatilho.  Comprar o jogo para jogar somente o single-player não é um desperdício, mas é quase, assim como quem compra e não joga o single-player. Quem estava com receio deste CoD por conta do Ghosts pode esquecer a versão anterior pois o Advanced Warfare veio e arrumou a bagunça do seu antecessor.

Trailer Oficial:

Comentarios

Noticias Relacionadas

[Review] Need for Speed – Hot Pursuit [Android/iOS/Windows Phone]

RAndrade

[Review] Mouse – SteelSeries SENSEI

Vinicius Eloy Bailo

[Review] TuneUp Utilities

Vinicius Eloy Bailo