Image default
Games Noticias Reviews

[Review] Far Cry 4

Far  Cry 4 é um jogo desenvolvido pela Ubisoft Montreal juntamente com a Ubisoft Red Storm, a Ubisoft Toronto, a Ubisoft Shanghai e a Ubisoft Kiev e publicado pela Ubisoft que conta a historia de Ajay Ghale, que é um jovem americano que retorna a Kyrat, uma nação ficticia inspirada em locais na região do Himalaia, para cumprir o ultimo desejo da mãe que era que ele jogasse as cinzas na sua cidade natal, mas o jovem ao chegar na região acaba envolvido na guerra civil que está acontecendo no local entre as forças opressoras do imperador Pagan Min e o caminho dourado, que é uma legião de rebeldes que tentam liberar o pais da tirania de Pagan . O jogo foi lançado no dia 18 de novembro e conta com versões para PC, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3 e Playstation 4.

ERA UMA VEZ…

… Ajay Ghale, um jovem americano que decide realizar o ultimo desejo de sua falecida mãe e jogar as suas cinzas em Kyrat, sua terra natal. Ao chegar em Kyrat, região próxima ao Nepal e ao Himalaia, Ajay é recebido de maneira hostil, mas acaba sendo acolhido inicialmente pelo autointitulado rei Pagan Min, um homem extremamente vaidoso e cruel, que conta um pouco a historia sua com a mãe de Ajay e apresenta a situação atual do pais. Ao fugir das mãos de Pagan, o jovem acaba conhecendo os lideres do caminho dourado que são os rebeldes que lutam contra o poder do rei, e essa legião foi fundada pelo seu pai.

Pagan Min, vilão da trama
Pagan Min, vilão da trama

Ajay acaba sendo obrigado a se envolver e acabar com a guerra civil que atinge Kyrat, mas para isso durante toda a trama ele vai ter que escolher entre ficar do lado de Amita, mulher forte que vê um novo futuro para Kyrat, ou Sabal, que tem ideias mais conservadoras e que pretende continuar com o antigo legado pre-Pagan Min da região. E dependendo as escolhas que o jogador fizer ele será levado para fins diferentes.

Usando uma historia bem diferente e com nenhuma ligação com Far Cry 3, Far Cry 4 conseguiu criar mais um vilão poderoso como foi Vaas Montenegro e soube aproveira um pouco, muito pouco, mais o potencial do vilão. Seguindo uma formula muito semelhante à do jogo anterior, Pagan Min é muito imponente, cruel e inteligente, criando artimanhas para conseguir oque quer e para oprimir o caminho dourado, mas todas essas artimanhas nunca contarão com a presença do mesmo, pois o personagem em si aparece um numero muito limitado de vezes em cutscenes ou até mesmo no jogo. Já alguns vilões secundarios foram adicionados para criar mais dificuldade para o jogo, mas são personagens com caráter muito fraco e que em nenhum momento são marcantes. Ajay Ghale, diferentemente de Jason de Far Cry 3, é um jovem muito bobo e ingenuo que se deixa levar pela conversa de praticamente todo mundo no jogo e acaba tendo que “se virar nos 30” para conseguir se livrar das furadas nas quais cai. Amita e Sabal serão os personagens que irão te guiar por praticamente toda a trama e no inicio serão eles que irão te apresentar como funciona tudo na região.

Formula Ubisoft

Em termos de jogabilidade o jogo segue uma linha praticamente idêntica ao seu antecessor, contando com melhoria em armas, arvore de habilidades, pontos de experiencia, sistema de crafting e de caça. E contando com uma formula ainda mais geral que a Ubisoft usa nos jogos Assassins Creed, Watch Dogs e Far Cry que é um sistema de mapa que o jogador vai abrindo conforme consegue alcançar pontos protegidos e de dificil acesso que permitem que o mapa seja aberto e que o jogador consiga realizar missões principais e secundarias na região além do sistema de melhorias em armas e de venda de objetos que você consegue na rua ou com inimigos.

Far Cry 4

Embora a formula seja semelhante, ela não é igual pois muitas melhorias foram feitas e algumas possibilidades a mais foram adicionadas, bem para começar a arvore de habilidades foram divididas em 2 lados sendo esses tigre e elefante, você “compra” habilidades com pontos de experiencia que você ganha completando missões principais e secundarias e matando soldados de Pagan Min de diferentes maneiras, mas mesmo assim para liberar a compra de algumas habilidades você irá precisar fazer algumas missões secundarias especificas como escoltar cargas, roubar cargas, matar alvos específicos, etc. Além dos pontos de experiencia, você também tem pontos de karma que você ganha ajudando habitantes da região de Kyrat e ajudando os combatentes do caminho dourado a derrotar o exercito de Pagan Min e cada nível de karma da uma vantagem como diminuir o preço de armas na loja, diminuir o preço de upgrades na sua casa e até mesmo desbloquear a compra de algumas armas. Outro detalhe interessante que foi melhorado foi a caça que agora traz uma lista muito maior de animais que devem ser caçados caso o jogador queira fazer upgrade de seu vestuário permitindo carregar mais armas, dinheiro, munição, flechas e outros itens. Alguns animais serão fáceis de encontrar e caçar, já alguns outros como os tigres, rinocerontes, ursos, etc trazem um risco maior ao jogador pois são animais que com apenas dois hits conseguem te matar, e além disso o sistema de caça conta com o detalhe que se você matar o animal usando somente armas brancas (facas e flechas) você ganha o dobro de pele e ainda XP extra, uma façanha quase impossível em animais de grande porte ou violentos.

O mapa e suas belezas

O mapa do jogo tem praticamente o mesmo tamanho do Far Cry 3, mas é muito mais denso, fazendo com que ao todo momento você veja carros de civis passando, carros militares de aliados e inimigos (que irão te atacar se te virem) e animais correndo e caçando uns aos outros, fazendo com que você nunca se sinta “sozinho” e dê a sensação ainda maior que você está realmente vivendo naquele ambiente. O mapa é localizado em uma região montanhosa encostada no Himalaia e conta com paisagens incríveis misturadas com monumentos lindos que a todo momento podem “cruzar o seu caminho”, você se sente em uma linda fotografia que quanto mais você explora, mais bonito fica. Para se movimentar pelo mapa o jogador conta com uma lista  grande de veículos que são jeeps, sendo 2 modelos cada um com a opção com ou sem arma traseira, carros civis, caminhões, jetskis, barcos, gaiolas off-road, quadriciclos, também uma especie de “helicóptero caseiro” e até mesmo os elefantes podem ser usados como transporte.

Far Cry 4

Nesse vasto mapa de Far Cry 4 estão espalhadas diversas torres, postos avançados e fortalezas inimigas a serem conquistadas. Cada um desses itens com sua dificuldade própria. As torres servem para liberar a e abrir o mapa e são pontos de fácil a acesso em termos de inimigos, mas contando com o desafio da escalada que conforme você avança para dentro do mapa, as torres vão ficando mais difícil de serem escaladas. Já os postos avançados são bases inimigas que você tem que conquistar para diminuir a influencia e densidade de inimigos em cada área do mapa e você  ganha pontos extra por conquistar esses pontos sem ser visto ou detectado pelo inimigo e isso pode ser facilmente feito com armas de longo alcance e com a destruição dos alarmes que estão presentes na área. Já as fortalezas contam com a maior dificuldade, embora contem com as mesmas características dos postos avançados, as fortalezas contam com um numero maior de inimigos e são inimigos mais bem treinados.

Pagan Min falando português

Sim o Pagan Min e os outros personagens do jogo chegaram no Brasil falando português, e a dublagem é muito bem feita. A dublagem do vilão principal, Pagan Min é admirável, pois o sarcasmo, o humor negro e os modos refinados de falar do vilão conseguiram ser transmitidos de maneira perfeita através da dublagem, fazendo com que você não perca nenhum detalhe ou traço importante do caráter dos personagens ao longo da historia, pois o jogador consegue entender exatamente o sentimento de cada um dos personagens da historia.

Far Cry 4 reggie and yogi

Os efeitos sonoros do jogo não deixam nem um pouco a desejar, desde o caminhar do personagem na grama e no asfalto até mesmo as vozes de fundo e os comentários de pessoas de locais com muitas pessoas ou dos soldados do exercito real, como por exemplo alguns soldados reais que comentam “Essa roupa cai muito bem em mim você não acha ?”. Sempre que você passar perto de alguém, você irá ouvir um comentário de algum tipo, sendo desde um “obrigado” depois que você completou uma missão ou ajudou aquela pessoa até mesmo a comentários políticos em relação a situação atual de Kyrat.

A diversão secundaria

O jogo possui um tempo de campanha de aproximadamente 10-15 horas, mas quem pretende fechar o jogo em 100% o tempo pode passar facilmente de 5o horas de jogo. E diferente de muitos outros jogos, Far Cry 4 não concentra toda a diversão na campanha principal, mas permite que o jogador se divirta nas missões secundarias que além de simples missões repetitivas ficam também por conta de personagens que aparecem durante a campanha do jogo. Como por exemplo os irmãos Reggie e Yogi que te fazem experimentar drogas alucinantes e fazem com que você tenha que “sobreviver” a essas drogas, ou o padre Longinus que tem algumas ideias interessantes sobre o certo e errado e que apresenta um deus que está envolvido na guerra e faz com que você ajude ele a curar seus pecados, Mumu Chiffon que é ex-estilista de Pagan Min e precisa de você para encontrar peles de animais raros para a Kyrat Fashion Week e também as missões de Shangri La que são missões que contam totalmente com uma parte mistica e folclórica de Kyrat e te levam em um mundo paralelo com espíritos e outras coisas estranhas.

Far Cry 4 Shangri La

 

Além das missões desses personagens secundários, existem também missões mais repetitivas e simples como roubar caminhões inimigos, derrubar generais do exercito real, fazer transporte de cargas, etc que no final das contas algumas acabam sendo uma obrigação caso o jogador queira liberar alguns itens de habilidade, algumas armas ou outras coisas que ficam bloqueadas por essas missões.

Multiplayer e o Editor de Mapas

O multiplayer não é uma novidade na franquia de Far Cry, mas nessa ultima edição do jogo o multiplayer ficou mais interessante. O modo co-op permite que você e seus amigos coloquem fogo em Kyrat de diferentes formas e usando diferentes metodos, mas a parte legal mesmo fica por conta do multiplayer competitivo que traz três diferentes modos e conta com batalhas entre o guerreiros Rakshasa e soldados do caminho dourado, fazendo com que os soldados contem com uma grande quantidade de armas a disposição e os guerreiros Rakshasa possam usar as flechas e invocar animais para ajuda-los.

Far Cry 4 Multiplayer

 

Uma grande novidade fica por conta do editor de mapas, que é um aplicativo que vem junto com o jogo mas abre separadamente e permite o jogo criar mapas para jogar no jogo com uma ferramente profissional que permite trabalhar o relevo do mapa, as flora, os spawns de animais, escolher que tipo de inimigos irão aparecer na área, quais veículos estarão disponíveis e também criar mini missões para jogar e além de tudo isso você pode compartilhar seu mapa através da comunidade de criadores de mapas da própria Ubisoft no site do Far Cry 4, alem de você compartilhar o seu mapa, você pode jogar no mapa de outras pessoas e completar desafios criados pelos outros.

Conclusão

A Ubisoft com Far Cry 4 deixou bem claro a intenção de copiar a formula de sucesso de Far Cry 3 e tentar não correr riscos com grandes inovações, mas mesmo assim a empresa conseguiu apresentar um jogo bom, com uma historia boa. Ao copiar a formula, a Ubisoft também repetiu erros como o vilão promissor que é ausente no jogo, que no caso é Pagan Min e que no Far Cry 3 foi Vaas Montenegro. Embora esse pequeno erro, o jogo é muito bom. Através do Far Cry 4 é possível se sentir imerso no mundo de Kyrat, até mesmo nos aspectos religiosos que a Ubisoft trouxe com maestria os aspectos da religião hinduísta e budista. Disponível para praticamente todos os consoles disponíveis no mercado, o jogo apresenta um melhor desempenho claro na ultima geração e no PC, mas em todos os casos é um jogo que vale a pena ser comprado e jogado, principalmente para quem curtiu Far Cry 3.

Trailer Oficial:

Comentarios

Noticias Relacionadas

Nikon anuncia o kit para cineastas da D750

[Tutorial] Como fazer a metanfetamina de Breaking Bad

Vinicius Eloy Bailo

Hacker do iOS e PS larga emprego no Facebook

Vinicius Eloy Bailo