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[Review] Mafia III
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Mafia III é um jogo desenvolvido pelo estúdio Hangar 13 e distribuído pela 2K Games que conta a historia de um ex-militar negro que retorna no Vietnam e tem que ajudar a família a se livrar de alguns problemas com a Mafia Italiana enquanto Nova Bordeaux enfrenta uma forte era de racismo, mas em vez de livrar a família dos problemas ele sem querer acaba piorando a situação e se vê obrigado a derrubar toda a Mafia. O jogo foi lançado dia 7 de outubro de 2016 para PC, OS X, PlayStation 4 e Xbox One

Era uma vez…

O jogo se passa em 1968 na cidade de Nova Bordeux (representação da cidade de Nova Orleans) e você durante toda a gameplay joga com o personagem Lincoln Clay que é um militar que acaba de retornar da guerra do Vietnam e descobre que a sua família está com sérios problemas com o maior mafioso da cidade, Sal Marcano, que faz parte da Mafia Italiana, para ajudar você aceita fazer um ultimo trabalho para quitar a divida, mas após a missão ser concluída com sucesso você se surpreende ao ver que o chefão da mafia não tinha planos de cumprir o trato e acaba matando todos os seus amigos e você milagrosamente sobrevive e decide que em vez de fugir, vai ficar e se vingar se toda a organização.
Lincoln Clay - Mafia IIIPara derrubar a mafia Italiana você decide realizar um plano que é baseado naquilo que você aprendeu nos seus anos de exercito que é começar com os chefões de patente mais baixa e ir subindo até chegar no Sal, para isso você vai contar com a ajuda de um amigo que você conheceu no exercito e que irá fazer toda a parte de inteligencia para você, John Donovan que é um ex-agente da CIA. Além disso durante o jogo você também vai recrutar seus próprios tenentes que são Vito Scaletta, personagem principal do Mafia II e ex-associado da Mafia,  Thomas Burke, um conhecido da familia e Cassandra que é a lider da gangue dos Haitianos na cidade.

John Donovan - Mafia III

Embora a historia do jogo seja bem enrolada e linear o jogo peca na repetição de algumas missões varias vezes, que embora o enredo e o local mudem algumas missões se resumem sempre a ir a um ponto X e matar ou interrogar uma pessoa depois de ter que matar uns 6 capangas, as missões finais de cada distrito acabam dando uma aliviada na gameplay e deixando ela um pouco menos cansativa. Um dos aspectos que mais me chamou atenção na historia do jogo, é a maneira como o jogo conta a historia, além de você viver a historia com o personagem, também tem algumas cutscenes que são apresentadas como se fosse a filmagem de um documentário que ocorre nos dias de hoje sobre a historia de Lincoln Clay e os entrevistados são o investigador do FBI que investigou o caso na época e o padre que era amigo de Lincoln e também existem as cutscenes de um interrogatório que ocorreu no senado com o ex-agente da CIA, John Donovan, que conta como fizeram quase tudo.

Gráficos

A evolução grafica que o Mafia III teve em relação ao II é notável, mas considerando os jogos da geração atual o jogo ficou bastante atrás de outros títulos recentes e o jogo já no lançamento contou com um “bug grafico” que frustrou bastante os jogadores de PC, pois o game veio bloqueado em 30fps não podendo rodar a 60fps nem mesmo em computadores potentes o bastante para isso, embora isso tenha incomodado alguns jogadores da plataforma outros se beneficiaram pois mesmo em hardwares não tão potentes o jogo está rodando quase que 90% do tempo em 30fps cravados. Outro aspecto que deixou muito a desejar foi as mudanças  de horário no jogo, que embora elas ocorram, a passagem entre a noite e o amanhecer ou entre qualquer outro horário é quase sempre como uma nuvem que passa no seu e tudo muda de uma maneira bem brusca e nem um pouco natural, já as mudanças climáticas como chuva, sol e pós-chuva ocorrem de maneira mais natural e deixam sempre um aspecto bonito em toda a cidade.

Dentro da cidade ou até mesmo no campo é tudo muito bonito e o tipo das pessoas e dos carros de cada região da cidade condizem com o local, por exemplo mais para o lado do pântano você vai ver mais caminhonetes e camponeses e já em um pedaço mais rico da cidade você vê um numero maior de carros de luxo e pessoas bem vestidas. Um dos detalhes gráficos que mais me deixou incomodado durante toda a gameplay foi o fato que após bater o carro a 130km/h contra uma parede, muitas vezes nem se quer o farol do carro se quebrava e depois de muitas, mas muitas batidas mesmo o carro parava de funcionar e mesmo assim a parte da frente do carro continuava quase intacta, durante 2 vezes no jogo eu acertei carros na lateral a uma velocidade muito alta e vi que eles explodiam e mesmo assim continuavam sem amassados em nenhuma parte. Já os gráficos das cutscenes são muito mais detalhados e realistas do que os do jogo em geral, mas eu acho que isso é o minimo né ?

Jogabilidade

O jogador pode carregar somente 2 armas por vez, sendo elas uma pistola ou sub-metralhadora e uma escopeta, rifle ou rifle de assalto, a limitação de somente duas armas por vez deveria complicar a vida do jogador, mas não é o que ocorre pois dificilmente mais do que isso será necessário para realizar uma missão, principalmente se você souber usar todos os recursos que o jogo oferece e também depois de uma certa parte do jogo você tem a opção de chamar um cara que vem com uma van onde quer que você esteja e ele é uma lojinha ambulante onde você pode trocar de arma, comprar novas armas, munição, habilidades e melhorias para o carro. Seguindo a mesma linha dessa lojinha ambulante, você também pode solicitar outros servições como coleta de dinheiro, que é uma mulher que vai diretamente até você e leva para o banco o dinheiro que tiver em mãos para não correr o risco de perder ele caso você morra, tem a opção do delivery de carro, no qual você pode solicitar um dos carros que você já tiver desbloqueado e um cara leva até você e por ultimo um serviço de ajuda armada que são alguns mafiosos que vão até você para ajudar você a derrotar o inimigo, que particularmente eu não vi eficiência nesse ultimo as poucas vezes que usei. Uma das grandes melhoras notáveis da jogabilidade sem duvida, foi a cobertura que o jogador pode pegar atrás de qualquer objeto solido praticamente e se proteger dos inimigos durante um combate.

Menu de Armas Mafia 3

O jogo te da quase sempre 2 possibilidades de resolver as missões, de maneira furtiva e de maneira “RAMBO” a opção furtiva costuma demorar mais, mas ao mesmo tempo ela consome menos recursos como munição e medicina pois você tem como atrair os inimigos para perto de você e finaliza-los com sua faca em animações de execuções brutais ou então utilizar uma arma com silenciador e atirar diretamente na cabeça deles, mas se você for visto fazendo alguma dessas coisa mesmo que seja por um só inimigo, todos os outros automaticamente entram em modo combate e vão em sua direção com excessão dos chefões que tendem a permanecer na sala deles escondidos atrás da mesa. Durante batalhas que ocorrem em alta velocidade, ou seja, dentro do carros o jogo possui uma mecanica diferente na qual você tem uma especie de mira automatica que fica mais precisa quando a distancia do carro inimigo é menor e você pode sempre escolher entre os alvos que podem ser os pneus do carro, o motor ou um dos ocupantes, sendo que na maioria das vezes que você tiver algum atirador no carro com você, os tiros dele dificilmente matam alguem ou causam dano ao carro, então você vai ser quase sempre obrigado a fazer você mesmo “o serviço”.

Trilha sonora

A trilha sonora do jogo se baseá totalmente na época na qual ele se passa, ou seja, os anos 60 e a trilha sonora é repleta de musicas famosas da época contando com Elvis, The Rolling Stones, Steppenwolf, Beach Boys, Johnny Cash e muitos outros. Para quem curte as musicas dessa época, o radio do carro e as musicas de fundo das cutscenes são um prato cheio e muitas vezes as musicas da radio do carro combinam com o momento que você está passando no jogo e isso nem sempre propositalmente, mas você tem sempre a opção de mudar de estação e até de desligar o radio caso você não seja um grande fã desse estilo de musica.

Trilha Sonora Mafia III

Infelizmente o português ficou de fora da dublagem do jogo, então se você não fala nenhuma das línguas que o jogo oferece para o áudio você é obrigado a recorrer as legendas em português que foram adicionadas e são bem condizentes com o que os personagens realmente dizem, talvez para alguns a legenda seja mais agradável que até mesmo uma possível dublagem, mas eu continuo achando que pelo tamanho do publico gamer brasileiro, esquecer de nós é uma gafe no mundo dos games desse nível. Os efeitos sonoros do jogo também são muito bons, desde os passos até os barulhos das armas e o barulho que faz ao carregar elas e tambem os efeitos que causa na musica ao se bater o carro que o radio falha ou então ao passar em um tunnel que a radio fica com chiado e quase sem sinal, mas em alguns momentos algumas coisas simplesmente não fazem barulhos, como algumas batidas de carro e porradas que o personagem da em inimigos

Conclusão Mafia III

Mafia III infelizmente não é o mais divertido na franquia, mas ele é o que tem a historia mais envolvente e mais bem contada, Mafia III conseguiu trazer mais um bom episodio, mas pecou ao não focar mais em missões mais envolventes e diferenciadas e deu atenção somente a historia. Os bugs gráficos não chegam a incomodar a gameplay, mas se tornam decepcionantes para pessoas que tem um olhar mais atento. Por ser um jogo em mundo-aberto o mapa é grande o bastante para o jogador poder se divertir sem fazer missões, mas faltam possibilidades de interações no mundo aberto além das missões, pois até mesmo a policia chega a ser “mamão com açúcar” despistar e essa falta de desafio entendia o jogador. Não consigo afirmar com certeza, que com os quase R$200,00 que o jogo pode chegar a custar para os consoles, que ele valha a pena, para olhares menos críticos e que não se cansam facilmente Mafia III vai oferecer uma ótima diversão.

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Vinicius Eloy Bailo
Vinicius Eloy Bailo
Amante da tecnologia e da musica, nasci usando o computador, jogador de FPS e amante de aventuras online e também mais um viciado em GTA! Fundou e escreve para o Tera Time desde 2012