Now Reading
Honda apresenta moto que se equilibra sozinha
0

Honda apresenta moto que se equilibra sozinha

by Vinicius Eloy Bailo06/01/2017

Na CES desse ano a Honda trouxe dois novos conceitos de veículos para mostrar ao publico a visão da empresa para daqui alguns anos, o primeiro é o carro inteligente NeuV e o segundo é uma moto que conta com a tecnologia Honda Riding Assist  que faz com que a moto não caia em baixas velocidades, pois ela se equilibra de maneira autônoma e ela consegue até mesmo andar sozinha.

A tecnologia robótica usada nesse sistema foi inicialmente desenvolvida para o UNI-CUB que é um dispositivo de mobilidade pessoal que conseguia se equilibrar com a pessoa em cima e foi apresentado no final do ano passado pela empresa e basicamente é graças a essa tecnologia que a moto não tomba sozinha e também é capaz de realizar movimentos e corrigir falhas do piloto para evitar acidentes. Diferente do que você pode pensar, o sistema não usa nenhum sistema de giroscópio (uma especie de bussola que analisa os eixos de rotação de um objeto) e tudo isso é capaz graças a três motores independentes, sendo um na roda dianteira e que permite que a moto se movimente sozinha, outro que fica localizado próximo ao garfo da motocicleta e que aumenta ou diminui a distancia entre os eixos da moto quando necessário e o ultimo que consegue realizar movimentos no guidão. Lembrando que todo esse sistema só funciona quando a moto se encontra parada ou em velocidades reduzidas.

Abaixo você consegue ver uma demonstração e como a moto consegue até mesmo seguir seu “dono”:

NeuV

Neuv significa “New Electric Urban Vehicle” (Novo Veiculo Eletrico Urbano) e é um carro autônomo desenvolvido pela a empresa para servir como um carro compartilhado, que no caso seria uma especie de serviço de Uber só que sem o motorista, enquanto o proprietário do veiculo fica em casa o carro sai para buscar passageiros e levar aos seus destino, podendo também ser usados por grandes empresas para levar seus funcionários dispensando a necessidade de motoristas particulares.

Honda NeuV

O carro além de ser autonomo ele também é inteligente e “tem emoções”, de acordo com a companhia o carro analisa os batimentos cardiacos e faz um reconhecimento facial para saber se os passageiros estão gostando ou não da viagem e com isso ele aprende e faz novas escolhas e recomendações de acordo com o que ele aprendeu em viagem passadas. Essa mesma inteligencia também determina qual o horário mais econômico para ele “se carregar”.

Honda NeuV

O NeuV é um carro autônomo de nível 4, ou seja, ele é capaz de trafegar sozinho na maioria das situações, mas em algumas situações ele precisa ser dirigido, como por exemplo fazer uma manobra no meio de um transito pesado.

Como ambos os veículos são conceitos, nenhum deles será vendido para o publico, mas as tecnologias usadas nele provavelmente serão usadas em veículos futuros da montadora e como a Tesla já mostrou, carros autônomos e inteligentes não estão tão distantes da normalidade.

Comentarios

What's your reaction?
Amei!
100%
Interessante!
0%
Meh...!
0%
Não gostei!
0%
Triste!
0%
About The Author
Vinicius Eloy Bailo
Vinicius Eloy Bailo

Amante da tecnologia e da musica, nasci usando o computador, jogador de FPS e amante de aventuras online e também mais um viciado em GTA! Fundou e escreve para o Tera Time desde 2012